Mascote
No ano de 1955, o Taubaté disputava a Divisão Intermediária do Campeonato Paulista, que hoje é a segunda divisão do Campeonato Paulista. Aquele campeonato funcionou da seguinte maneira: começou em 1954 e acabou no ano seguinte. O torneio era dividido em 19 equipes em três grupos que jogariam entre si no formato turno e returno. No fim, os dois melhores classificados de cada chave avançavam para a segunda fase do torneio.
Neste momento, seis times se enfrentariam e a equipe com maior número de pontos seria campeã e garantiria o acesso para a primeira divisão do Campeonato Paulista de 1956.
O Taubaté era um dos favoritos para o acesso por conta do alto investimento. Na primeira fase, o Gigante do Vale conseguiu a liderança do grupo com 15 pontos.
No dia 1 de maio de 1955 o Taubaté estreou na segunda fase contra o Comercial, de Ribeirão Preto, no Campo do Bosque — local onde o clube mandava os jogos. O adversário estava na chave do time taubateano e avançou em segundo lugar.
Com Sérgio, Rubens e Porunga; Can-Can, Zé Américo e Ivan; Alcino, Taino, Berto, Benedito e Sylvio a equipe do Taubaté foi a campo enfrentar o Comercial e venceu de virada por 6 a 3.
Versão oficial do mascote do Esporte Clube Taubaté
Mascote recriado por Maurício de Sousa
no centenário do clube